Segunda etapa do “Caravanas do Milênio” em Salvador visita Calabar, Alto das Pombas e Rio Sena

2014 10 10CaravanaCapaDez equipes formadas por 13 promotores de Justiça e cerca de 50 servidores do Ministério Público estadual visitaram hoje (dia 10) 15 unidades de educação e quatro unidades de saúde nos bairros do Alto das Pombas, Calabar e Rio Sena. As visitas integram a segunda ‘Caravana do Milênio’ em Salvador, dando continuidade ao método que prioriza as áreas onde já estão estruturadas as Bases Comunitárias de Segurança Pública. “A evolução do ‘Milênio’ na capital já se fez notar de forma importamnte nessa segunda visita”, destacou o gerente do programa ‘O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos’, promotor de Justiça Sávio Damasceno, que ressaltou a integração entre servidores, membros e voluntários das próprias comunidades. “É um engajamento típico de uma ação de empoderamento. Os usuários da saúde e da educação em Salvador se sentem cada vez mais donos do seu espaço, dos seus serviços, refletindo a expressividade que estamos alcançando com o programa”, frisou Sávio Damasceno, que coordenou pessoalmente uma das equipes.

A opinião do gestor do Milênio guarda relação com o que foi visto nas unidades de saúde visitadas pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), Rogério Queiroz. O promotor de Justiça, que considera acertada a ideia de começar pelas áreas onde já se encontram as Bases Comunitárias, apontou essa presença dos poderes públicos como algo “muito caro à população, que sente a presença do Estado de forma mais palpável”. Quanto à qualidade das unidades visitadas, Rogério Queiroz classifica como regular, fisando que, em muitas delas, o espaço físico é pequeno, não comportando adequadamente as equipes médicas ou os pacientes. Há ainda casos em que faltam equipes ou médicos em quantidade adequada. “No mais, a percepção que temos e boa. Há uma preocupação clara com o abastecimento das unidades e a infraestrutura é satisfatória”, pontuou o coordenador do Cesau que visitou unidades no Alto das Pombas e Calabar.

2014 10 10CaravanasCapitalRogrioNa área de educação, o nível das escolas também foi classificado como regular pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), promotora de Justiça Maria Pillar. Numa das unidades visitadas pela equipe coordenada por ela, no Rio Sena, havia problemas de falta de manutenção, a exemplo de pintura por fazer, e de desorganização, exemplificada na falta de um cardápio para merenda escolar. “De um modo geral, as escolas não estão como deveriam estar na capital. São muitas unidades e a visitação e identificação dos problemas será um trabalho longo por parte do MP”, frisou Pillar, que destacou como positiva a parceria com as Bases. “Há uma integração real e notória com a comunidade, o que é perceptível e facilita a nossa atuação”, pontuou. A próxima etapa das ‘Caravanas da Capital’ está marcada para o dia 07 de novembro, em local ainda não divulgado. No dia 15 de dezembro, acontecerá uma audiência pública com os gestores de saúde e educação do Estado e do Município, onde serão apresentados os diagnósticos e as propostas do MP para cada região visitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.