Promotores de Justiça participam de treinamento do ‘Sistema Milênio’ na sede do MP

24maio13cursoPromotores de Justiça que aderiram ao programa ‘O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos’ participaram na manhã desta sexta-feira, dia 24, na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), do treinamento do ‘Sistema Milênio’. Trata-se de um software desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) em parceria com a equipe do Milênio, que promete uniformizar o trabalho do Ministério Público nas áreas de saúde e educação em todo o estado da Bahia. A plataforma possui módulos de saúde e educação, além de uma ampla capacidade de armazenar informações em um banco de dados, gerar relatórios, fazer gráficos e criar indicadores, permitindo troca de informações entre o MP e órgãos federais e estaduais. “É um sistema inovador e vanguardista que vai facilitar o trabalho dos promotores de Justiça que atuam no programa”, destacou o idealizador do ‘MP e os Objetivos do Milênio’, promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação.

O sistema prevê também o funcionamento de forma genérica nos tablets e, em breve, nos smartphones. 24maio13Curso2Os promotores de Justiça serão os gerenciadores do sistema e poderão cadastrar colaboradores, que irão preencher os formulários após as visitas às escolas e postos de saúde. Posteriormente, estes dados serão validados pelos promotores de Justiça de cada comarca. “Tudo que era feito de forma manual, a partir de agora será realizado eletronicamente. Os dados serão tabulados de maneira uniforme, ficando armazenados no banco de dados da instituição, podendo inclusive ser utilizados futuramente na formulação e execução das metas do Plano Geral de Atuação (PGA) da instituição”, ressaltou Clodoaldo Anunciação. Os membros poderão fazer o cadastramento no endereço eletrônico www.milenio.sistemas.mpba.mp.br.

Em razão do seu caráter inovador, o ‘Sistema Milênio’ será apresentado na III Mostra de Tecnologia do Ministério Público, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG). O evento acontecerá em Recife, nos dias 10 e 11 de junho, e é voltado para membros e servidores de todas as unidades do MP com atuação nas áreas de TI, gestão e administração. Um dos objetivos da mostra é apresentar sistemas ou soluções de tecnologia da informação bem sucedidos nos Ministérios Públicos.
Lançamento do Prêmio ODM Brasil encerra encontro estadual de educação
A programação do último dia do ‘II Encontro Estadual de Educação do Ministério Público da Bahia – A educação como matriz de todas as relações humanas e sociais’ foi aberta com o painel ‘Educação, Trabalho, Cultura e Formação de Valores’, que foi coordenado pela promotora de Justiça Ana Carolina Campos Tavares Gomes. O evento, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, foi transmitido online no site da instituição. Na ocasião foi comemorado os cinco anos de sucesso do programa ‘O MP e os Objetivos do Milênio’. De acordo com a promotora de Justiça Maria Pilar, o objetivo do evento, realizado graças a um convênio firmado ano passado entre o MP e o Ministério da Educação (MEC), foi promover o aperfeiçoamento funcional dos promotores de Justiça. “Acredito que tivemos êxito, pois contamos com a participação massiva dos promotores de Justiça que atuam nas áreas de saúde e educação, além de representantes de diversos setores da sociedade como professores, conselheiros e parceiros”, destacou. Ela complementa que o segundo dia do encontro foi marcado pelas discussões sobre a influência da nutrição e da saúde visual no processo de aprendizagem dos alunos. “A saúde foi abordada de maneira transversal na educação, já que estas áreas se interrelacionam intimamente”, ressaltou.
Outro tema que esteve em pauta foi como a educação pode combater a violência doméstica e diminuir o preconceito relacionado ao gênero. Este painel, que foi coordenado pelo promotor de Justiça Alex Santana Neves, contou com a apresentação da promotora de Justiça Márcia Regina Ribeiro Teixeira sobre o programa ‘Mulheres em Movimento Siga essa Trilha’; e com a apresentação da professora doutora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Maria de Fátima Ferreira, com o tema ‘Educação para a diversidade na escola: o olhar e o posicionamento do professor sobre concepções de gênero’. Pela tarde, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), promotor de Justiça Rogério Queiroz, coordenou o painel ‘Educação e Saúde’, que teve como debatedor a promotora de Justiça Mônia Ghignone, e, como relatora, a promotora de Justiça Laíse de Araújo Carneiro.
Além disso, a programação contou com a apresentação dos cases dos parceiros do MP: o ‘Programa de desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade do mosaico de áreas de proteção ambiental do Baixo Sul da Bahia’, realizado pelo presidente executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros; e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o ‘Programa Senac de Gratuidade’, apresentado pela gerente de planejamento e desenvolvimento, Natália Sudsilowsky. Também foi apresentado o vídeo institucional do MP contra a PEC 37, em tramitação no Congresso Nacional, que prevê a possibilidade de retirar o poder de investigação do MP, deixando-o exclusivamente com as polícias civil e federal. O evento foi encerrado com o lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, criado em 2004 para dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o país a cumprir as Metas do Milênio. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República – um dos parceiros do MP, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.