O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Cláudia Luiza Ribeiro, realizou ontem, dia 28, uma inspeção no Colégio Estadual Alípio Franca, no bairro do Bomfim, em Salvador. A inspeção faz parte do ‘Programa Saúde + educação: Transformando o Novo Milênio’ e teve como objetivo vistoriar as condições da Unidade de Ensino.
Durante a visita, foram identificadas diversas irregularidades nas áreas pedagógicas e organizacionais do colégio, como a falta de vice-diretores; a necessidade de profissionais administrativos e de apoio disciplinar; e ausência de um auxiliar de serviços gerais. Também foram observadas irregularidades estruturais, como a necessidade de uma reforma geral, que inclui instalação de telas, regularização das janelas nas salas do segundo andar do colégio e pintura; regularização da infiltração presente na sala de informática e em todo teto do segundo andar da unidade; estabelecer a fiação exposta, evidente por toda extensão da escola; dentre outras instabilidades observadas em escadas, telhados e quadras.
Após a visita, as devidas providências serão tomadas junto à Gestão escolar e à Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), a fim de sanar as inconformidades identificadas durante a inspeção e garantir o exercício do direito constitucional à educação na unidade de ensino.
Estiveram presentes na visita a Gestora da escola, Márcia da Silva Soares; o professor e presidente do Colegiado, Paulo Sérgio Rocha; e a professora, Marizane Brito.
Redator:
Ana Beatriz Matos*
*Estagiária de Jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)
Fotos: Antônio Damasceno