Atingir o ensino básico universal

 

Objetivo 2Nosso trabalho pelo Objetivo

Brasil
No Brasil, os dados mais recentes são do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, de 2010, com estatísticas de 2008: 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão matriculados no ensino fundamental. Nas cidades, o percentual chega a 95,1%. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões Norte e Nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida.
Mundo
Houve progressos no aumento do número de crianças frequentando as escolas nos países em desenvolvimento, mas apesar de grandes avanços, é improvável que a meta seja atingida. As matrículas no ensino primário continuaram a subir, atingindo 89% nos países em desenvolvimento em 2008. Entre 1999 e 2008, as matrículas aumentaram 18 pontos percentuais na África Subsaariana, e 11 e 8 pontos percentuais no Sul da Ásia e da África do Norte, respectivamente. Alcançar o ensino primário universal exige mais do que a matrícula completa, significa assegurar que as crianças continuem a frequentar as aulas. Na África Subsaariana, mais de 30% dos alunos do ensino primário desistem antes da conclusão dos cursos.

METAS DO OBJETIVO

1. Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino básico.

Indicadores

  • Taxa líquida de matrícula no ensino primário
  • Proporção dos alunos que iniciam o 1º ano e atingem o 5º.
  • Taxa de alfabetização na faixa etária de 15 a 24 anos.
2. Garantir que, até 2015, as crianças de todas as regiões do país, independentemente de cor/raça e sexo, concluam o ensino fundamental.

Indicadores

  • Taxa de freqüência escolar líquida das pessoas de 7 a 17 anos, por grupos de idade e nível de ensino, segundo sexo e cor/raça – Brasil e grandes regiões
  • Taxa de freqüência líquida das pessoas de 7 a 17 anos de idade, segundo os quintis de rendimento familiar mensal per capita
  • Taxa média esperada e tempo médio de conclusão da 4ª e da 8ª série do ensino fundamental
  • Indice de adequação idade-anos de escolaridade, da população de 9 a 16 anos, por regiões geográficas
  • Resultado do Saeb em língua portuguesa na 4ª série do ensino fundamental, por redes de ensino, em escolas urbanas
  • Resultados do SAEB em matemática na 3ª série do ensino fundamental, por redes de ensino, em escolas urbanas
  • Taxa de alfabetização das pessoas de 15 a 24 anos de idade, segundo sexo, cor/raça e situação do domicílio – Brasil e Grandes Regiões

Fonte: PNUD